Home  > Arquivo

Estudo da comunidade biológica da Ribeira do Guilherme como indicador de qualidade ambiental

As ações de recuperação da floresta Laurissilva, no âmbito do projeto Life+ Terras do Priolo, estão a ser implementadas ao longo de um gradiente altitudinal na Serra da Tronqueira. A área recuperada abrange desde o bosque ribeirinho da Ribeira do Guilherme até à zona da Malhada.

Com o objetivo de mitigar os efeitos da intervenção na Ribeira do Guilherme, diferentes indicadores de qualidade ambiental estão a ser monitorizados desde 2016, incluindo a caracterização de sua comunidade biológica. Na vegetação das zonas ribeirinhas encontram-se organismos intimamente ligados aos cursos de água que utilizam o corredor fluvial para refúgio, alimentação, migração e reprodução durante todo ou parte de seus ciclos de vida. Pode-se considerar que a biodiversidade dos cursos de água é o resultado da heterogeneidade e conectividade de habitats, da qualidade das águas e do regime de caudais.

O estudo da comunidade biológica da Ribeira do Guilherme compreende dois grupos funcionais: os invertebrados bentónicos e as diatomáceas. Os padrões de diversidade destes organismos são indicadores de qualidade de água e da disponibilidade de habitats fluviais. Em relação aos invertebrados bentónicos foi possível identificar, até ao momento, 52 espécies incluídas em cinco Filos: Arthropoda, Mollusca, Annelida, Nemertea e Plathyhelminthes.Para além da Ribeira do Guilherme, o presente estudo abrange outras duas linhas de água da Serra da Tronqueira que foram criteriosamente escolhidas para a comparação da estrutura de suas comunidades biológicas.

O presente estudo cumpre os requisitos estabelecidos pela Diretiva Quadro da Água para a reabilitação fluvial e é desenvolvido através da parceria entre a SPEA e o InBIO (Laboratório Associado do Polo dos Açores do CIBIO - Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos), Departamento de Biologia, Universidade dos Açores.