O Projeto LIFE Terras do Priolo (LIFE12 NAT/PT/000527) resulta de uma parceria entre a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e a Secretaria Regional dos Recursos Naturais (SRRN), com a contribuição do instrumento financeiro LIFE da Comunidade Europeia.

Pretende contribuir para a gestão do sítio da Rede Natura 2000 ZPE Pico da Vara/ Ribeira do Guilherme, através da implementação de medidas inovadoras de gestão e restauração da floresta Laurissilva, monitorização da biodiversidade, gestão do uso público, sensibilização das populações e promoção da sustentabilidade a longo prazo.

Esta gestão melhorada da ZPE irá contribuir para a conservação efetiva da população mundial de Priolo (Pyrrhula murina) que se encontra restrita a esta área protegida da ilha de São Miguel, nos Açores.





Equipa do LIFE+ Terras do Priolo encontra Espigo-de-cedro
2017-03-16
Os técnicos do LIFE+ Terras do Priolo têm contado desde o início do projecto com o auxílio incomparável de vários estagiários. Estes, por sua vez, beneficiam de uma formação nos valores naturais dos Açores cada vez que acompanham a equipa técnica. Numa das saídas de campo para monitorização da recuperação da vegetação pós-controlo de espécies exóticas, foi-lhes dada a conhecer uma espécie peculiar: o Espigo-de-cedro.
LIFE Terras do Priolo recebe técnicos da Praia da Vitória
2017-03-16
Elementos do Projeto LIFE "Restauro Ecológico e Conservação da Infraestrutura Verde Húmida Costeira da Praia da Vitória", visitaram as Terras do Priolo no passado dia 14 de março.
Continuam os trabalhos na Linha de Água
2017-03-02
Continua a ser realizada a monitorização de um afluente da Ribeira do Guilherme inserido numa das áreas de intervenção do Projeto LIFE+ Terras do Priolo.