O Projeto LIFE Terras do Priolo (LIFE12 NAT/PT/000527) resulta de uma parceria entre a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e a Secretaria Regional dos Recursos Naturais (SRRN), com a contribuição do instrumento financeiro LIFE da Comunidade Europeia.

Pretende contribuir para a gestão do sítio da Rede Natura 2000 ZPE Pico da Vara/ Ribeira do Guilherme, através da implementação de medidas inovadoras de gestão e restauração da floresta Laurissilva, monitorização da biodiversidade, gestão do uso público, sensibilização das populações e promoção da sustentabilidade a longo prazo.

Esta gestão melhorada da ZPE irá contribuir para a conservação efetiva da população mundial de Priolo (Pyrrhula murina) que se encontra restrita a esta área protegida da ilha de São Miguel, nos Açores.

Início da época de plantação no projeto LIFE+ Terras do Priolo
2017-11-23
No âmbito das ações de restauro ecológico da floresta Laurissilva na ZPE Pico da Vara/Ribeira do Guilherme realizados no âmbito do projeto LIFE+ Terras do Priolo, foram iniciados pela equipa da SPEA, os trabalhos de plantação em áreas sujeitas a controlo de espécies invasoras, durante o ano de 2017.
A ecologia alimentar de roedores na floresta laurissilva
2017-10-12
Foi recentemente publicado na revista Mammal Study um artigo sobre o impacto que os roedores podem trazer aos esforços de conservação levados a cabo na floresta Laurissilva.
Lista prioritária de espécies exóticas invasoras na UE
2017-10-12
A prevenção e controlo eficiente de espécies invasoras deve basear-se numa lista representativa de espécies que permita a otimização dos recursos utilizados. Foi recentemente publicado um artigo que categoriza as EEI de um modo sistemático, onde foram identificadas 1 323 espécies, das quais figuram o incenso, a conteira e o gigante, que são algumas das espécies visadas nos trabalhos de recuperação de habitats da SPEA.