O Projeto LIFE+ Terras do Priolo (LIFE12 NAT/PT/000527)  resulta de uma parceria entre a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e a Secretaria Regional de Energia, Ambiente e Turismo (SREAT), com a contribuição do instrumento financeiro LIFE da Comunidade Europeia.

Pretende contribuir para a gestão do sítios da Rede Natura 2000 ZPE Pico da Vara/ Ribeira do Guilherme e SIC Serra da Tronqueira/Planalto dos Graminhais, através da implementação de medidas inovadoras de gestão e restauração da floresta Laurissilva, monitorização da biodiversidade, gestão do uso público, sensibilização das populações e promoção da sustentabilidade a longo prazo.

Esta gestão melhorada da ZPE irá contribuir para a conservação efetiva da população mundial de Priolo (Pyrrhula murina) que se encontra restrita a esta área protegida da ilha de São Miguel, nos Açores.






Monitorização e controle de roedores invasores na ZPE
2019-03-07
A presença de roedores invasores na ZPE Pico da Vara/Ribeira do Guilherme representa uma das ameaças à conservação do Priolo devido à predação dos seus ninhos.
O Priolo no X congresso da SPEA
2019-03-07
Realizou-se nos dias 2, 3 e 4 de março o X Congresso de Ornitología, organizado pela SPEA e que este ano decorreu em Peniche. À semelhança de outros anos, o Priolo e os projetos desenvolvidos para a sua conservação, nos Açores, foram uma vez mais apresentados.
Life+ Terras do Priolo - Engenharia natural
2019-02-21
A engenharia natural, ou bioengenharia dos solos, é uma área da engenharia que se ocupa com a estabilização de taludes, encostas e com a estabilização e regulação dos cursos de água, através de técnicas combinadas desde a utilização de plantação, estacaria e de materiais naturais como pedras, madeiras, geotêxteis e fibras.