O Projeto LIFE Terras do Priolo (LIFE12 NAT/PT/000527) resulta de uma parceria entre a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e a Secretaria Regional dos Recursos Naturais (SRRN), com a contribuição do instrumento financeiro LIFE da Comunidade Europeia.

Pretende contribuir para a gestão do sítio da Rede Natura 2000 ZPE Pico da Vara/ Ribeira do Guilherme, através da implementação de medidas inovadoras de gestão e restauração da floresta Laurissilva, monitorização da biodiversidade, gestão do uso público, sensibilização das populações e promoção da sustentabilidade a longo prazo.

Esta gestão melhorada da ZPE irá contribuir para a conservação efetiva da população mundial de Priolo (Pyrrhula murina) que se encontra restrita a esta área protegida da ilha de São Miguel, nos Açores.





Primeiras monitorizações de hidrossementeiras na Mata dos Bispos
2017-05-11
A hidrossementeira é uma técnica empregue na recuperação de taludes ou áreas onde seja necessária uma rápida proteção do solo perante agentes erosivos. O projeto Life+ Terras do Priolo recuperou aproximadamente 1 hectare de taludes na Mata dos Bispos (Povoação) fazendo uso de técnicas de engenharia biofísica
Instalação de contentor de lixo anti-ratos no Miradouro da Tronqueira
2017-05-11
Na passada semana foi montado um contentor de lixo anti-ratos na ZPE Pico da Vara / Ribeira do Guilherme, mais precisamente no Miradouro da Serra da Tronqueira.O objetivo da instalação deste contentor de lixo é reduzir o número de fontes de alimento artificiais na ZPE, através da redução do lixo depositado ou existente dentro e nas proximidades das áreas naturais.
Terras do Priolo visitadas pela Federação EUROPARC
2017-04-27
No âmbito da recandidatura das Terras do Priolo à Carta Europeia de Turismo Sustentável (CETS), em Áreas Protegidas, apresentada pela Direção Regional do Ambiente, no início de 2017, o Parque Natural de Ilha de São Miguel e o Gabinete da CETS das Terras do Priolo acompanharam nos dias 19 e 20 de abril, a visita da verificadora nomeada pela Federação EUROPARC, que percorreu os concelhos de Nordeste e Povoação, território das Terras do Priolo.