O Projeto LIFE Terras do Priolo (LIFE12 NAT/PT/000527) resulta de uma parceria entre a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e a Secretaria Regional dos Recursos Naturais (SRRN), com a contribuição do instrumento financeiro LIFE da Comunidade Europeia.

Pretende contribuir para a gestão do sítio da Rede Natura 2000 ZPE Pico da Vara/ Ribeira do Guilherme, através da implementação de medidas inovadoras de gestão e restauração da floresta Laurissilva, monitorização da biodiversidade, gestão do uso público, sensibilização das populações e promoção da sustentabilidade a longo prazo.

Esta gestão melhorada da ZPE irá contribuir para a conservação efetiva da população mundial de Priolo (Pyrrhula murina) que se encontra restrita a esta área protegida da ilha de São Miguel, nos Açores.

Conheça as Turfeiras
2017-02-08
Estivemos nas Turfeiras do Planalto dos Graminhais a comemorar o Dia Mundial das Zonas Húmidas.
Novo espaço de visitação nos Viveiros do LIFE+ Terras do Priolo
2017-01-19
No local onde se encontram os viveiro de produção de plantas nativas dos Açores do Projeto LIFE+ Terras do Priolo, foi criado um novo espaço para a divulgação e visitação de plantas nativas dos Açores - um labirinto de plantas nativas dos Açores.
Priolo com situação mais favorável
2016-12-09
Foi divulgada a 7 de dezembro, pela IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza), a nova edição da Lista Vermelha mundial, onde estão listadas todas as espécies em perigo no mundo. Numa altura em que a maioria das espécies se encontra cada vez mais ameaçada, o Priolo, ave endémica de são Miguel, viu o seu estatuto revisto favoravelmente, tendo sido classificado como Vulnerável.