O Projeto LIFE Terras do Priolo (LIFE12 NAT/PT/000527) resulta de uma parceria entre a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e a Secretaria Regional dos Recursos Naturais (SRRN), com a contribuição do instrumento financeiro LIFE da Comunidade Europeia.

Pretende contribuir para a gestão do sítio da Rede Natura 2000 ZPE Pico da Vara/ Ribeira do Guilherme, através da implementação de medidas inovadoras de gestão e restauração da floresta Laurissilva, monitorização da biodiversidade, gestão do uso público, sensibilização das populações e promoção da sustentabilidade a longo prazo.

Esta gestão melhorada da ZPE irá contribuir para a conservação efetiva da população mundial de Priolo (Pyrrhula murina) que se encontra restrita a esta área protegida da ilha de São Miguel, nos Açores.

A ecologia alimentar de roedores na floresta laurissilva
2017-10-12
Foi recentemente publicado na revista Mammal Study um artigo sobre o impacto que os roedores podem trazer aos esforços de conservação levados a cabo na floresta Laurissilva.
Lista prioritária de espécies exóticas invasoras na UE
2017-10-12
A prevenção e controlo eficiente de espécies invasoras deve basear-se numa lista representativa de espécies que permita a otimização dos recursos utilizados. Foi recentemente publicado um artigo que categoriza as EEI de um modo sistemático, onde foram identificadas 1 323 espécies, das quais figuram o incenso, a conteira e o gigante, que são algumas das espécies visadas nos trabalhos de recuperação de habitats da SPEA.
Life+ Terras do Priolo participa em conferência internacional
2017-09-14
Realizou-se entre os dias 4 a 8 de Setembro em Lisboa a conferência internacional EMAPI - Ecology and Management of Alien Plant Invasions, tendo a SPEA a oportunidade de participar neste evento com uma apresentação sobre o trabalho levado a cabo ao longo dos últimos 15 anos sobre conservação dos habitats naturais da Serra da Tronqueira.