O Projeto LIFE+ Terras do Priolo (LIFE12 NAT/PT/000527)  resulta de uma parceria entre a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e a Secretaria Regional de Energia, Ambiente e Turismo (SREAT), com a contribuição do instrumento financeiro LIFE da Comunidade Europeia.

Pretende contribuir para a gestão do sítios da Rede Natura 2000 ZPE Pico da Vara/ Ribeira do Guilherme e SIC Serra da Tronqueira/Planalto dos Graminhais, através da implementação de medidas inovadoras de gestão e restauração da floresta Laurissilva, monitorização da biodiversidade, gestão do uso público, sensibilização das populações e promoção da sustentabilidade a longo prazo.

Esta gestão melhorada da ZPE irá contribuir para a conservação efetiva da população mundial de Priolo (Pyrrhula murina) que se encontra restrita a esta área protegida da ilha de São Miguel, nos Açores.

45 000 novas plantas para o restauro ecológico da Floresta Laurissilva na Serra da Tronqueira
2018-04-04
Nas margens da Ribeira do Guilherme, em plena área protegida da Serra da Tronqueira, o Projeto Life+ Terras do Priolo está a levar a cabo uma das suas ações de maior envergadura, a criação de um gradiente altitudinal de vegetação nativa, com o intuito de obter ao longo da encosta, um gradiente de espécies nativas que permita aumentar a disponibilidade de alimento para o Priolo. Neste momento está a ser plantada uma área equivalente a 17 campos de futebol, em que vão ser necessárias mais de 120 mil plantas!
Life+ Terras do Priolo recebe visita de membros do "Partners for the New Economy"
2018-03-27
Foi no passado dia 24 de março, que o Projeto Life+ Terras do Priolo recebeu a visita de alguns elementos do "Partners for a New Economy" que estiveram reunidos na passada semana na freguesia de Furnas.
Monitorização de linhas de água na ZPE Pico da Vara/ Ribeira do Guilherme
2018-02-22
Já teve inicio a campanha de 2018 da monitorização de 3 linhas de água da bacia hidrográfica da Ribeira do Guilherme. O objetivo desta monitorização é caracterizar os principais parâmetros de qualidade da água (físico-químicos e biológicos) de modo a ser possível avaliar os efeitos da intervenção de restauro.