O Projeto LIFE+ Terras do Priolo (LIFE12 NAT/PT/000527)  resulta de uma parceria entre a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e a Secretaria Regional de Energia, Ambiente e Turismo (SREAT), com a contribuição do instrumento financeiro LIFE da Comunidade Europeia.

Pretende contribuir para a gestão do sítios da Rede Natura 2000 ZPE Pico da Vara/ Ribeira do Guilherme e SIC Serra da Tronqueira/Planalto dos Graminhais, através da implementação de medidas inovadoras de gestão e restauração da floresta Laurissilva, monitorização da biodiversidade, gestão do uso público, sensibilização das populações e promoção da sustentabilidade a longo prazo.

Esta gestão melhorada da ZPE irá contribuir para a conservação efetiva da população mundial de Priolo (Pyrrhula murina) que se encontra restrita a esta área protegida da ilha de São Miguel, nos Açores.






Inicio da Monitorização anual de Priolo
2018-06-14
A Monitorização Anual de Priolo é uma ação incluída no projeto Life+ Terras do Priolo, que irá ter inicio no dia 15 de junho. Trata-se de uma contagem técnica fundamental que permite obter uma estimativa populacional e a distribuição do Priolo, uma ave ameaçada que só podemos encontrar no Nordeste e Povoação.
PECAP com saldo positivo
2018-06-14
SPEA faz um balanço positivo das ações de educação ambiental do programa escolar do Centro Ambiental do Priolo (PECAP).
LIFE+ Terras do Priolo selecionado como projeto de referência para a sustentabilidade dos Açores
2018-04-19
A Edição especial do 183º Aniversário do jornal Açoriano Oriental intitulada "Açores à Prova do Futuro" selecionou o projeto Life+ Terras do Priolo, entre outros, como exemplo da evolução da Região Autónoma dos Açores em prol do cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pelas Nações Unidas na sua Agenda 2030.