Setembro 2018

Monitorização de linhas de água na ZPE Pico da Vara/ Ribeira do Guilherme

Já teve inicio a campanha de 2018 da monitorização de 3 linhas de água da bacia hidrográfica da Ribeira do Guilherme. O objetivo desta monitorização é caracterizar os principais parâmetros de qualidade da água (físico-químicos e biológicos) de modo a ser possível avaliar os efeitos da intervenção de restauro. Para tal são analisadas linhas de água nas áreas de intervenção e linhas de água controlo (afastadas das áreas intervencionadas).

O LIFE+ Terras do Priolo está a realizar há mais de dois anos uma intervenção de restauro ecológico numa área de 28 hectares que constitui um gradiente altitudinal dos 300 metros até aos 900 metros situada na Serra da Tronqueira. Esta área é adjacente a um afluente da Ribeira do Guilherme de caudal permanente e em cujas margens podem-se encontrar povoamentos puros de espécies invasoras, nomeadamente Incenso (Pittosporum undulatum), e áreas de Floresta de Laurissilva invadida por espécies invasoras como a Cletra (Clethra arborea), Acácia-negra (Acacia melanoxylon) e também Incenso.

No seguimento deste trabalho, estão a ser recolhidas amostras de água para análise em laboratório. Esta monitorização permite caracterizar o estado de esta linha de água antes, durante e após da intervenção. Deste modo é possível detetar alterações à qualidade da água, utilizando indicadores de qualidade referidos na Diretiva Quadro da Água.