Bem vindo ao site da SPEA - sociedade portuguesa para o estudo de aves

Opções do site

Subscrever Newsletter

Outras opções do site

Pesquisar no site

Data actual

Principais opções do site

D
S
T
Q
Q
S
S
 
 
 
 
 
1
7
8
9
10
11
12
13
14
17
18
19
20
21
22
25
26
27
28
29
31
 
 
 
 
 
 
A Nossa Missão
A SPEA é uma ONG de ambiente sem fins lucrativos, que tem por missão trabalhar para o estudo e a conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras.
Home  > 
imprimir
Notícias


Monitorização e controle de roedores invasores na ZPE


A presença de roedores invasores na ZPE Pico da Vara/Ribeira do Guilherme representa uma das ameaças à conservação do Priolo devido à predação dos seus ninhos. Com o objetivo de monitorizar a ocorrência de roedores na área de nidificação do Priolo, estimar a abundância da ratazana (Rattus rattus) e do murganho (Mus domesticus), testar metodologias visando o controle populacional destas espécies e mitigar os efeitos das ações de restauro ecológico na introdução destes organismos,foi realizado um estudo, no âmbito do projeto Life+ Terras do Priolo, entre os anos de 2014 e 2017.

Os resultados indicam uma relação de competição entre a ratazana e o murganho na qual a primeira espécie se apresenta como dominante. O controle de roedores demonstrou-se eficaz nas áreas de nidificação do Priolo e a armadilha Good Nature E2, importada da Nova Zelândia e desenvolvida para o controle de predadores invasores em áreas protegidas, apresentou o melhor desempenho entre as demais testadas: 229 roedores abatidos em 17 meses com as armadilhas Good Nature E2.

Verificou-se também que a abertura de trilhos, favorece a introdução da ratazana. Sendo assim, com a abertura de acessos para o restauro da floresta Laurissilva deverão ser implementadas medidas para o controle de roedores através da armadilha Good Nature E2.


voltar


Política de privacidade, adicione aos favoritos, sugira este site © 2010 spea - Todos os direitos reservados.
Seara.com