Bem vindo ao site da SPEA - sociedade portuguesa para o estudo de aves

Opções do site

Subscrever Newsletter

Outras opções do site

Pesquisar no site

Data actual

Principais opções do site

D
S
T
Q
Q
S
S
 
1
2
3
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
22
23
24
25
26
28
29
30
31
 
 
 
A Nossa Missão
A SPEA é uma ONG de ambiente sem fins lucrativos, que tem por missão trabalhar para o estudo e a conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras.
Home  > 
imprimir
Notícias


O Priolo e o Fernstripping


Sabia que o priolo adora fetos? Nesta altura do ano os fetos são uma parte muito importante da alimentação do priolo. É possível ver pela Serra da Tronqueira fetos recortados pelo bico do priolo em busca dos soros maduros (estruturas onde se produzem os esporos dos fetos). Às marcas deixadas no feto dá-se o nome de Fernstripping.

A dieta do Priolo tem como base diversos tipos de vegetação e varia mensalmente conforme novas plantas vão florindo e produzindo sementes. Sete tipos de alimento são consumidos ao longo do ano: sementes de herbáceas, invertebrados, sementes de arbustos (bagas), sementes de árvores, frondes (fetos) e musgo, esporângios (fetos) e botões florais.

No Inverno há uma diminuição dos recursos alimentares disponíveis. Assim, durante os meses de Novembro a Março, os únicos recursos alimentares utilizados pelo Priolo são sementes de Clethra arborea e sori de fetos (Woodwardia radicans e Culcita macrocarpa).

O uso de fetos como recurso alimentar pelas aves é um comportamento muito raro sendo que, no Paleártico Ocidental, apenas o Priolo está referenciado como utilizador de fetos com esse objectivo.

O Priolo ao alimentar-se do feto, deixa marcas bem evidentes e inconfundíveis, comportamento designado por fernstripping.

Assim considerou-se que estas marcas constituem um bom indicador da sua presença, permitindo nomeadamente verificar a sua área de distribuição durante o Inverno.



voltar


Política de privacidade, adicione aos favoritos, sugira este site © 2010 spea - Todos os direitos reservados.
Seara.com