Bem vindo ao site da SPEA - sociedade portuguesa para o estudo de aves

Opções do site

Subscrever Newsletter

Outras opções do site

Pesquisar no site

Data actual

Principais opções do site

Dezembro 2018
D
S
T
Q
Q
S
S
 
 
 
 
 
 
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
 
 
 
 
 
A Nossa Missão
A SPEA é uma ONG de ambiente sem fins lucrativos, que tem por missão trabalhar para o estudo e a conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras.
Home  > 
imprimir
Notícias


Povoação recebe Fórum Permanente da Carta Europeia de Turismo Sustentável nas Terras do Priolo


Com o objetivo de fomentar a participação pública na promoção de um turismo sustentável nos concelhos de Nordeste e Povoação, decorreu, a 20 de fevereiro no Auditório Municipal da Povoação, o I Fórum Permanente da Carta Europeia de Turismo Sustentável nas Terras do Priolo. Este evento, que contou com cerca de 40 participantes, foi marcado pela assinatura de duas renovações de empresas com Marca Priolo, pela apresentação da execução concretizada no primeiro ano de implementação do Plano de Ação 2017-2021 para as Terras do Priolo e pela seleção, com recurso à participação do público presente, das Ações de realização prioritária para 2018. A Câmara Municipal da Povoação, entidade que recentemente aderiu à Carta, aproveitou ainda a ocasião para apresentar as Ações que se propõe realizar entre 2018 e 2021 no âmbito deste projeto.

Após o sucesso na implementação da Carta Europeia de Turismo Sustentável entre 2012 e 2016, a Federação EUROPARC – Federação de Parques Naturais e Nacionais da Europa aprovou a renovação deste galardão nas Terras do Priolo, numa recandidatura dinamizada pela Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo, através da Direção Regional do Ambiente. Assim, os Açores continuam a desfrutar, por um período adicional de cinco anos, de uma Rede Europeia de Áreas com Carta, incluindo atualmente 157 destinos sustentáveis em 19 diferentes países.

O primeiro Fórum Permanente de Turismo Sustentável neste novo período de vigência da Carta Europeia de Turismo Sustentável contou com a participação de uma grande diversidade de entidades, tendo sido a ação intitulada“Curso de Guias da Natureza” destacada como prioritária no âmbito do Plano de Ação em execução. Este Plano de Ação demonstrou um desempenho claramente positivo no ano de 2017, apresentando um total de 60% de ações com um desenvolvimento ajustado ao previsto. Entre as entidades participantes, destaca-se a presença da Câmara Municipal da Povoação, da Câmara Municipal do Nordeste, da Direção Regional dos Recursos Florestais, da Direção Regional do Turismo, da Direção Regional do Ambiente e da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, assim como um total de 11 empresas com Marca Priolo. A Escola Profissional do Nordeste fez-se também representar no evento com a participação da turma do Curso Profissional de Turismo.

A Câmara Municipal da Povoação, agora associada à Carta Europeia de Turismo Sustentável das Terras do Priolo, apresentou no Fórum Permanente um total de 12 ações a implementar até 2021, onde se incluem uma campanha de sensibilização sobre a recolha seletiva, a criação e promoção da Agenda Cultural da Povoação e a melhoria das acessibilidades no concelho, num contributo para o desenvolvimento de um turismo de qualidade, com respeito pelo ambiente e com mais valias também para os residentes.








voltar


Política de privacidade, adicione aos favoritos, sugira este site © 2010 spea - Todos os direitos reservados.
Seara.com