Bem vindo ao site da SPEA - sociedade portuguesa para o estudo de aves

Opções do site

Subscrever Newsletter

Outras opções do site

Pesquisar no site

Data actual

Principais opções do site

D
S
T
Q
Q
S
S
2
3
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
26
27
29
30
31
 
 
 
 
A Nossa Missão
A SPEA é uma ONG de ambiente sem fins lucrativos, que tem por missão trabalhar para o estudo e a conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras.
Home  > 
imprimir
Notícias


A ecologia alimentar de roedores na floresta laurissilva


Foi recentemente publicado na revista Mammal Study um artigo sobre o impacto que os roedores podem trazer aos esforços de conservação levados a cabo na floresta Laurissilva.

O trabalho de campo foi realizado em 2008, integrado no projeto LIFE Priolo, com o objetivo de investigar a ecologia alimentar de roedores na Serra da Tronqueira, através da estimativa da sua abundância relativa e dieta comparativamente com outros três habitats (floresta exótica, plantação florestal e corte florestal) durante inverno, primavera e verão. Foram capturadas duas espécies, ratazana-preta (Rattus rattus) e murganho (Mus musculus), sendo que as abundâncias relativas estimadas foram superiores no inverno, particularmente em floresta Laurissilva, seguida de um decréscimo em todos os habitats, com exceção da plantação florestal.

A análise do conteúdo estomacal demonstrou a importância dos invertebrados, principalmente Annelida e Arthropoda, na dieta das duas espécies nos quatro habitats estudados, contudo existiu uma grande componente vegetal, nomeadamente as espécies exóticas Criptoméria (Cryptomeria japonica) e Conteira (Hedychium gardnerianum).

Em geral, os resultados demonstram que as variações temporais na abundância relativa e dieta são mais significativas que as variações entre habitats.

Referência: http://www.bioone.org/doi/pdf/10.3106/041.042.0304


 

Download: 03ceia_final_1507803412.pdf (525KB)
    •  


voltar


Política de privacidade, adicione aos favoritos, sugira este site © 2010 spea - Todos os direitos reservados.
Seara.com