Bem vindo ao site da SPEA - sociedade portuguesa para o estudo de aves

Opções do site

Subscrever Newsletter

Outras opções do site

Pesquisar no site

Data actual

Principais opções do site

D
S
T
Q
Q
S
S
 
 
8
9
10
11
13
14
15
16
17
18
20
21
22
23
24
25
28
29
30
31
 
 
A Nossa Missão
A SPEA é uma ONG de ambiente sem fins lucrativos, que tem por missão trabalhar para o estudo e a conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras.
Home  > 
imprimir
Notícias


Equipa do LIFE+ Terras do Priolo encontra Espigo-de-cedro


Os técnicos do LIFE+ Terras do Priolo têm contado desde o início do projecto com o auxílio incomparável de vários estagiários. Estes, por sua vez, beneficiam de uma formação nos valores naturais dos Açores cada vez que acompanham a equipa técnica. Numa das saídas de campo para monitorização da recuperação da vegetação pós-controlo de espécies exóticas, foi-lhes dada a conhecer uma espécie peculiar: o Espigo-de-cedro (Arceuthobium azoricum).

O Espigo-de-cedro é uma planta endémica dos Açores e um parasita aéreo de uma outra espécie endémica da região, o Cedro-do-mato (Juniperus brevifolia).  Esta relação entre parasita e hospedeiro comprova a evolução conjunta destas duas espécies na região mas, dado que o Cedro-do-mato é uma espécie “vulnerável à extinção” segundo a Lista Vermelha para as Espécies Ameaçadas da IUCN, a dependência exclusiva deste hospedeiro representa uma ameaça para as populações de Espigo-de-cedro.

Embora a ocorrência da espécie na Serra da Tronqueira seja conhecida entre a nossa equipa, a espécie é rara em São Miguel.  Regressados ao escritório, os elementos da saída de campo verificaram mesmo que, em algumas páginas de divulgação na internet, a distribuição desta planta nos Açores não incluía a ilha de São Miguel. Este é, por isso, um dos motivos para descobrir a enorme riqueza ecológica da Serra da Tronqueira e apoiar os esforços diários da SPEA no controlo da invasão por espécies exóticas!



voltar


Política de privacidade, adicione aos favoritos, sugira este site © 2010 spea - Todos os direitos reservados.
Seara.com