Bem vindo ao site da SPEA - sociedade portuguesa para o estudo de aves

Opções do site

Subscrever Newsletter

Outras opções do site

Pesquisar no site

Data actual

Principais opções do site

D
S
T
Q
Q
S
S
2
3
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
26
27
29
30
31
 
 
 
 
A Nossa Missão
A SPEA é uma ONG de ambiente sem fins lucrativos, que tem por missão trabalhar para o estudo e a conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras.
Home  > 
imprimir
Notícias


Instalação de contentor de lixo anti-ratos no Miradouro da Tronqueira


Na passada semana foi montado um contentor de lixo anti-ratos na ZPE Pico da Vara / Ribeira do Guilherme, mais precisamente no Miradouro da Serra da Tronqueira.

O objetivo da instalação deste contentor de lixo anti-ratos no Miradouro da Tronqueira é reduzir o número de fontes de alimento artificiais na ZPE, através da redução do lixo depositado ou existente dentro e nas proximidades das áreas naturais. A instalação deste contentor de lixo está incluído numa das ações do Projecto Life+ Terras do Priolo.

O local escolhido para a instalação deve-se ao facto deste ser um dos locais mais visitados da ZPE, sendo muitas vezes local de pic-nic dos visitantes. Como tal, julgamos que se trata de um ponto estratégico para a redução do lixo produzido pelos visitantes.

Na parte exterior do contentor, foram estampados uns painéis com o objetivo de sensibilizar os visitantes para a redução de lixo, contento uma mensagem para o visitante, desta área protegida, não alimentar os roedores com o lixo que deita no chão. O Layout destes painéis foram concebidos pelo Parque Natural de Ilha de São Miguel.

O contentor é todo em metal liso para que os roedores não acedam ao seu interior, impedindo assim que estes animais, conhecidos predadores das Aves que nidificam nesta área, se possam alimentar. Para além disso, o metal recebeu um tratamento para que não oxide com facilidade, tendo em conta as condições meteorológicas adversas comuns na Serra da Tronqueira.

O contentor de lixo anti-ratos foi fabricado por uma empresa nordestense, através dos requisitos e caraterísticas que foram pedidas pela SPEA. No seu interior, tem outro contentor mas de plástico que é removível, a fim de facilitar a remoção do lixo lá depositado. A efectividade do desenho do caixote irá ser testada, podendo servir de exemplo para futuras medidas de gestão de lixo em áreas protegidas da região.

Se visitar a ZPE Pico da Vara / Ribeira do Guilherme, não se esqueça de colocar o lixo produzido por si no local apropriado!


voltar


Política de privacidade, adicione aos favoritos, sugira este site © 2010 spea - Todos os direitos reservados.
Seara.com