Lista prioritária de espécies exóticas invasoras na UE

A prevenção e controlo eficiente de espécies invasoras deve basear-se numa lista representativa de espécies que permita a otimização dos recursos utilizados.

Com o intuito de apoiar a Regulamentação Europeia sobre espécies exóticas invasoras (EEI), foi recentemente publicado um artigo que categoriza as EEI de um modo sistemático, de acordo com o seu potencial máximo de ameaça à biodiversidade na UE.

Neste artigo foram identificadas 1 323 espécies como potenciais candidatas para a listagem, que foram comparadas tendo em conta o estado atual de invasão e impactos associados, utilizando informação de bases de dados e bibliografia científica.

Entre as 207 espécies que devem ter uma avaliação urgente de risco até 2020, figuram o incenso (Pittosporum undulatum), a conteira (Hedychium gardnerianum) e o gigante (Gunnera tinctoria), que são algumas das espécies visadas nos trabalhos de recuperação de habitats da SPEA.

O artigo é de acesso livre e encontra-se disponível em: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/1365-2664.12997/full