Bem vindo ao site da SPEA - sociedade portuguesa para o estudo de aves

Opções do site

Subscrever Newsletter

Outras opções do site

Pesquisar no site

Data actual

Principais opções do site

D
S
T
Q
Q
S
S
2
3
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
26
27
29
30
31
 
 
 
 
A Nossa Missão
A SPEA é uma ONG de ambiente sem fins lucrativos, que tem por missão trabalhar para o estudo e a conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras.
Home  > 
imprimir
Notícias


Monitorização da erosão nas linhas de água


O Projeto Life+ Terras do Priolo, para além das ações de conservação do habitat do priolo, tem também ações dedicadas à monitorização da erosão pré e pós intervenção da SPEA na recuperação da linha de água.

Uma das maiores problemáticas da gestão ambiental da atualidade, corresponde à necessidade de quantificar a erosão do solo devida à ação das águas e das intervenções de projetos de conservação. Estes dados são úteis para a definição das áreas de maior exposição à erosão e para a avaliação dos impactos dos diversos trabalhos levados a cabo pela SPEA nas áreas de recuperação do habitat do priolo, a floresta Laurissilva dos Açores .

Nestas situações, índices de perda de solo altos podem criar problemas graves de ordem ecológica e condicionar fortemente o desenvolvimento de ações mais impactantes. A quantificação da perda do solo é então uma ferramenta indispensável para a gestão sustentável de muitos recursos e para uma planificação mais robusta de intervenções.

A obtenção de valores de sedimentos por hectare e ano vai ainda permitir conhecer a erosão existente na bacia em estudo. É neste sentido que a equipa técnica do projeto tem trabalho de forma a monitorizar o nível de erosão presente nas áreas intervencionadas.




voltar


Política de privacidade, adicione aos favoritos, sugira este site © 2010 spea - Todos os direitos reservados.
Seara.com