Bem vindo ao site da SPEA - sociedade portuguesa para o estudo de aves

Opções do site

Subscrever Newsletter

Outras opções do site

Pesquisar no site

Data actual

Principais opções do site

D
S
T
Q
Q
S
S
 
 
8
9
10
11
13
14
15
16
17
18
20
21
22
23
24
25
28
29
30
31
 
 
A Nossa Missão
A SPEA é uma ONG de ambiente sem fins lucrativos, que tem por missão trabalhar para o estudo e a conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras.
Home  > O projeto > Contexto
imprimir

Contexto




As Terras do Priolo escondem o raro Priolo (Pyrrhula murina), cuja população já esteve muito perto da extinção estando estimada em 400-500 indivíduos. A principal ameaça enfrenta é a proliferação de plantas exóticas invasoras que reduzem a disponibilidade de alimento e a qualidade do habitat, a Floresta Laurissiva dos Açores.

Diversos projetos de conservação tem sido desenvolvidos no território que tem permitido a recuperação de mais de 300 hectares de habitats prioritários (Laurissilva e Turfeiras) e o aumento da população desta ave até em torno de 775 indivíduos. Porém, existem áreas de mais difícil acesso que até a data não puderam ser restauradas, como é o caso das linhas de água e taludes. 

O projeto LIFE+ Terras do Priolo pretende estabelecer metodologias para a restauração destas áreas assim como estabelecer novas áreas recuperadas que permitam melhorar a conectividade das áreas de habitat adequado para o Priolo. Este projeto pretende também analisar a importância de outros fatores de ameaça identificados, como é o caso dos predadores (ratos e mustelídeos), a presença de híbridos nas plantas endémicas da laurissilva e a aparição de novas espécies invasoras. 

Para além das ações de conservação, o projeto dá muito relevo a convivência da espécie com a população local, através dum intensivo programa de educação e sensibilização ambiental, destinado não apenas ao público escolar, mas também à população local e a visitantes, e da promoção do turismo sustentável no território e a parceria com empresas turísticas para contribuir com a conservação a longo prazo da área protegida.



voltar



Política de privacidade, adicione aos favoritos, sugira este site © 2010 spea - Todos os direitos reservados.
Seara.com