|
|
Os objetivos do projeto LIFE+ Terras do Priolo são:
|
|
Neste sentido foram definidas as seguintes ações: Ações de planeamento: Estas ações pretendem fornecer informação e estabelecer planos e medidas de gestão que assegurem a longo prazo a melhor conservação da ZPE Pico da Vara/ Ribeira do Guilherme e no geral da biodiversidade dos Açores.
Produção de plantas nativas: Estas ações são essenciais à implementação das ações de restauro ecológico dos habitats, garantindo a disponibilidade de plantas nativas e endémicas para serem plantadas nestas áreas após as intervenções.
Criação de um anel de proteção: Estas ações pretendem recuperar os habitat naturais das áreas de cumeada da Serra da Tronqueira de modo a servir de área de proteção frente a entrada de espécies invasoras
Recuperação dum gradiente altitudinal de floresta natural: Estas ações têm como objetivo identificar as melhores técnicas para o controlo de incenso Pittosporum undulatum e fetos arbóreos Cythaea cooperi e Dicksonia antarctica e assegurar a intervenção de um área de 24 hectares num gradiente altitudinal dos 300 aos 800 metros, que assegure a disponibilidade alimentar do priolo por um período mais alargado de tempo.
Recuperação de linhas de água e áreas de derrocada: Estas ações inovadoras, tem como objetivo o restauro de áreas que até a data não tinham sido intervencionadas, por não ter técnicas adequadas para a intervenção em segurança em áreas de elevado declive. Pretende-se restaurar, com recurso a escalada e técnicas de engenharia natural áreas de taludes, derrocada e linhas de água.
Controlo de predadores: Estas ações tem como objetivo avaliar a densidade e o impacto dos roedores nas áreas naturais e nas espécies prioritários, nomeadamente o priolo. Incluí também ações de teste para o controlo destes roedores com o intuito de identificar as melhores práticas quer de prevenção, quer de controlo de densidades.
Avaliação de novas ameaças: Estas ações têm como objetivo avaliar a importância de novas ameaças na área, nomeadamente a presença de espécies introduzidas que possam vir hibridar com espécies nativas e o estabelecimento de um sistema de deteção precoce de novas invasoras.
Ações de gestão do uso público: Estas ações tem coo intuito avaliar os impactos quer positivos, quer negativos da visitação na ZPE Pico da Vara/ Ribeira do Guilherme e propor soluções para uma gestão da visitação e uso público da área mais sustentável.
Sensibilização da população local e visitantes: Estas ações têm como objetivo promover o conhecimento e a sensibilização da população local e dos visitantes na área sobre os valores naturais da mesma e as melhores condutas a ter ao usufruir da mesma.
Monitorização geral do projeto: Estas ações têm como objetivo acompanhar a realização das restantes ações do projeto e avaliar os impactos das mesmas, permitindo, caso sejam identificados alguns problemas, realizar alterações nas mesmas, de modo a garantir os melhores resultados possíveis.
|